Sua região é

 

Bares e Restaurantes é no hagah. Encontre pizzarias, churrascarias, restaurantes, pastelarias, cervejarias, pubs, bares e muito mais em Florianópolis e em SC.

 

Notícias

Bares e Restaurantes

Começou a temporada da tainha em Santa Catarina

Aprenda a fazer duas receitas com a iguaria

Elas têm em média 30 centímetros de comprimento, mas podem chegar a um metro, em alguns casos, pesando até 8kg. Quando a temperatura começa a baixar, as tainhas saem da Lagoa dos Patos, no Rio Grade do Sul, e sobem com as correntes atlânticas, rumo ao norte. A intenção é se reproduzir, entre julho e novembro.

Neste ano, a pesca da tainha está liberada desde 15 de maio. Na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, bem como em Palhoça, São Francisco do Sul e outras cidades ao norte e ao sul da Capital, olheiros e embarcados tomam seus postos para a temporada. Os primeiros observam os cardumes, e as embarcações vão em busca dos peixes, com redes de emalhar e de arrasto - as tainhas são espertas e não são fáceis de pescar com anzol.

O trabalho começa às 6h e vai até o pôr-do-sol, já que é raro as tainhas aparecerem à noite. Dos barcos, os peixes seguem frescos para os mercados - no Pântano do Sul, em Florianópolis, muitas vezes saem da rede direto para as panelas dos restaurantes da orla. Aliás, em termos gastronômicos, a tainha faz parte do cardápio desde o Império Romano!

>> Restaurante especializados em frutos do mar na Grande Florianópolis, na região de Joinville, no litoral catarinense e no Vale do Itajaí

Ficou com água na boca? Então veja duas receitas de tainha que o hagah conseguiu com Arante José Monteiro Filho, o Arantinho, do Bar do Arante, e com Vitor Gomes, chef do Box 32.

HAGAH
Tainha escalada na brasa - Arantinho
Ingredientes:
- Sal
- Tainhas (de preferência, gordas) - calcule cerca de 500g de peixe por pessoa
Modo de preparo:
1. Comece limpando a tainha, tirando as escamas - processo que os descendentes açorianos chamam de consertar ou governar a tainha
2. Depois, de limpar é hora de escalar a tainha, ou seja, a partir da barriga (ou do lombo, pode ser qualquer um dos dois) deixá-la bem aberta.
3. Tire vísceras, ova, moela e lave bem o peixe.
4. Salgue bem. "O tempero do peixe é o sal", garante Arantinho.
5. Depois de salgada, disponha em uma bandeja e coloque no sol, coberta com uma tela para evitar moscas e outros bichos. Deixe no sol por pelo menos um dia. "O ideal é deixar uns dois ou três dias, quanto mais tempo, mais salgada", explica Arantinho. Atenção: o peixe não pode pegar chuva e nem sereno.
6. É hora de assar! Tire um pouco o sal - os manezinhos chama de sacudir o sal - e coloque em grelha, sobre a brasa. As escamas devem estar voltadas para baixo, e a grelha deve estar um pouco afastada da brasa. As escamas e o couro da tainha vão evitar que o calor chegue a queimar a carne, assando-a*, apenas.
7. Ao notar que a parte de cima do peixe está fervendo, vire a grelha e deixe dourar por cerca de dez minutos.
8. Sirva acompanhado de arroz ou pirão branco, com salada de tomate e cebola.
Filet de Tainha, com arroz com açafrão e pinhão, com sauce de vinagre
Ingredientes
200 grs de filé de tainha (limpo sem espinhas e sem gordura)
50 grs de arroz já cozido com açafrão
30 grs de pinhão já cozido, cortado em tiras
100 ml de aceto balsâmico
20 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta à vontade
Salsinha e cebolinha
Modo de preparo
1. Tempere os filés de tainha com sal e pimenta.
2. Polvilhe com farinha de trigo, tomando cuidado para retirar o excesso.
3. Em uma frigideira anti-aderente, grelhe os filés com um puco de azeite de oliva e reserve.
4. Na mesma frigideira, coloque o aceto balsâmico e reduza a 50% da quantidade inicial, emulsionado a redução com o azeite de oliva, para fazer o sauce de vinagre.
5. Para a montagem do prato, aqueça o arroz misturado com o pinhão cortado e cheiro verde picado, e coloque-os no centro do prato.
6. Faça a guarnição com os filés grelhados e, por cima, use o sauce de vinagre.

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS